“Sinceramente, eu vou atrás dos meus direitos, porque a música é minha. Quem convidou essas pessoas para fazer essa produção fui eu. Eu acho um absurdo não ter liberação de uma música que é minha”, reclama Karol Conká no terceiro episódio da série “A vida depois do tombo”, do Globoplay.
A fala reacende uma briga no Brasil que põe em xeque o papel dos criadores das bases eletrônicas, os “beatmakers”. Como a música pop se torna mais eletrônica no mundo, os criadores dos “beats” são cada vez mais mais reconhecidos como coautores das músicas, não só produtores.
Mas, no Brasil, o status de autor, que rende fatia maior dos direitos autorais, é bastante questionado. Ele foi um dos pontos da grande briga por “Onda diferente”, parceria entre Anitta e Ludmilla, em que o “beatmaker” Papatinho acabou ficando só como produtor. Nos hits de Karol foi diferente.
O G1 já explicou essa briga pela autoria dos “beatmakers” no pop em um podcast com participação de Zegon, DJ do Tropkillaz, e outros profissionais da música. Ouça abaixo:
Se o tom geral da cantora no programa é de conciliação após a participação mais rejeitada da história do “BBB”, aqui Karol volta a entrar em confronto.
No entanto, as informações dos créditos das músicas na tela desmentem Karol Conká. Nave e os Tropkillaz são listados como coautores, junto com ela, de “Tombei”, “Lalá”, “É o poder” e outros hits. Na prática, a música é deles também.
Tropkillaz — Foto: Lostart / Divulgação
Quando diz “quem convidou para fazer as produções fui eu”, Karol tenta colocar os músicos fora da posição de coautores – em que, além de ganhar mais, eles têm o poder de autorizar ou vetar a veiculação das músicas.
Mas tanto Tropkillaz quanto Nave entraram no registro das músicas no entendimento que tem sido mais comum no rap e outros estilos mais eletrônicos da música contemporânea: como coautores. Por isso eles têm esse poder de veto.
Nos serviços de streaming, Karol até tirou o nome dos artistas como parceiros em algumas faixas. Mas o que vale legalmente é o registro original da música, no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), onde eles são coautores.
“Gente, eles estão deixando de ganhar”, Karol diz na série, sobre os ex-parceiros com os quais brigou. Neste ponto ela está legalmente correta. Os autores poderiam arrecadar direitos autorais pela execução na série caso autorizassem as músicas.