Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Ivete Sangalo prolonga 'Arraiá da Veveta' em disco com registros reverentes de hits juninos - Imprima FM

Ivete Sangalo prolonga ‘Arraiá da Veveta’ em disco com registros reverentes de hits juninos

 Sem aviso prévio, Ivete Sangalo lançou álbum com regravações de dez músicas associadas às festas juninas que tradicionalmente animam o circuito nordestino de shows nos meses de junho e julho.

Editado duas semanas após o single Localizei, posto no mercado em 12 de junho com inédita música romântica de Samuel Álan, o disco prolonga a live Arraiá da Veveta, feita pela artista baiana na noite de sábado, 20 de junho.

Também intitulado Arraiá da Veveta e caracterizado como EP ao ser apresentado no domingo, 21 de junho, o disco junino de Ivete encadeia dez sucessos em nove faixas que totalizam 29 minutos em configuração que o deixa mais próximo do formato de álbum do que de EP.

Valorizando o toque da sanfona, instrumento que dita a cadência dos arraiais, a cantora baiana soa extremamente reverente no disco ao abordar músicas como o xote Eu só quero um xodó (Dominguinhos e Anastácia, 1973), Esperando na janela (Targino Gondim, Manuca Almeida e Raimundinho do Acordeom, 2000) – música lançada há 20 anos na voz de Gilberto Gil em gravação feita para a trilha sonora do filme Eu tu eles (2000) – e Último-pau-de arara (Venâncio, Corumba e José Guimarães, 1956).

Composição que louva a vida no sertão, Último pau-de-arara aparece desatentamente grafada no disco, nos créditos das plataformas de áudio, como Pau-de-arara (Luiz Gonzaga e Guio de Moraes, 1952), em confusão recorrente no universo pop pela temática e títulos similares das composições.

Cantora que sabe animar a festa, Ivete soa lúdica ao acentuar a malícia de O chevette da menina (Durval Vieira e Macambira, 1982), sucesso de Genival Lacerda já gravado pela artista há dez anos, em dueto com o próprio cantor, no álbum 60 anos de forró com muita alegria (2010). Ivete entra no clima jocoso d’O chevette da menina com versos autorreferentes que potencializam a graça da música.

Na sequência, na cadência dengosa do xote, Ivete revive Dona da minha cabeça e Chorando e cantando, duas músicas da parceria de Geraldo Azevedo com Fausto Nilo, ambas coincidentemente lançadas no mesmo ano de 1986.

Compositor predominante no repertório do disco Arraiá da Veveta, Geraldo Azevedo também é um dos autores – juntamente com Alceu Valença e Zé Ramalho – de Táxi lunar (1979), música cantada por Ivete em registro amplificado pelo toque da guitarra harmonizada com sanfona no arranjo cheio de energia.

Caloroso, o disco Arraiá da Veveta também traz sucessos da axé music para o universo forrozeiro. Com direito a cacos na letra para explicitar o tom forrozeiro da abordagem, a cantora recicla Vem meu amor (Silvio e Guio, 1992) – sucesso do grupo baiano Olodum em 1992 que a Banda Eva tomou para si a partir de 1997 no álbum ao vivo que marcou o auge da trajetória de Ivete como vocalista da Eva – e fecha o EP com medley em que agrega Flor do reggae (Ivete Sangalo, Gigi e Fabinho O’Brian, 2004) e Mega beijo (Lourenço, 2005).

Até pela coesão do repertório, fato bissexto na discografia da cantora, o álbum Arraiá da Veveta se impõe como um melhores títulos da obra fonográfica de Ivete Sangalo. Em disco, o arrasta-pé da baiana tem axé!

Deixe seu comentário:

Face da Imprima

2022 © Direitos reservados - Rádio Imprima FM - Sistema Integrado de Comunicação Novo Nordeste