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DJ Ivis despencou e a pisadinha seguiu firme. O músico que agrediu a mulher e foi preso poderia ter abalado também a audiência do forró de teclado. Afinal, ele tinha diversos hits e era muito ativo neste mercado. Mas o novo forró está tão aquecido por novos sucessos que nem sentiu.
Mesmo com diminuição de mais de 80% da presença das músicas de Ivis nas paradas do Spotify, a audiência total de todos os artistas de forró aumentou. A diferença de 2 milhões de plays por dia nos ex-hits de Ivis foi compensada com sobra por novos sucessos de João Gomes e Mari Fernandez.
Ivis tinha um papel bem ativo para a pisadinha, mas o impacto de sua ausência para o futuro do estilo é limitado por vários motivos:
No primeiro sábado de maio de 2021, o forró teve cerca de 13 milhões de audições, das quais 3 milhões foram de músicas com Ivis. Isso significa que mais de 20% da audiência era de faixas com ele.
DJ Ivis se firmou como compositor, produtor e cantor. Ele tinha sete músicas entre as mais tocadas do Brasil até a semana passada. Por isso, havia um temor de que sua queda interrompesse a subida nacional do estilo, que vem desde 2020.
Com razão, músicos e empresas correram para repudiar a agressão, romper contratos, cancelar e apagar lançamentos. Plataformas baniram o DJ das playlists e o público fez campanha para ocultá-lo. Dos sete ex-hits, só um (“Volta bebê, volta neném”) segue nas paradas – e já está quase saindo.
Um caso à parte pode ser o sucesso de Zé Vaqueiro. Ivis era seu principal produtor e ele mesmo contou como tinha uma conexão musical com o DJ. Mas Zé também já trabalhou com craques como Rod Bala e é provável que já haja uma fila de bons produtores na sua porta.
É certo que, se as músicas de Ivis não tivessem caído, a audiência do estilo seria ainda maior agora. De qualquer forma, é bom saber que uma cena de músicos tão jovens e criativos segue com um presente brilhante e um futuro promissor. A conclusão é um alívio: ninguém precisa dos plays de DJ Ivis.