Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) alertou nesta quarta-feira (15) que a qualidade da água distribuída para as residências pode ser afetada pelas chuvas que atingem o estado. Para manter uma qualidade aceitável, o fornecimento de água já acontece de forma reduzida em algumas regiões.
O problema é causado porque as chuvas levam para os mananciais (lagoas, barragens, rios, riachos e nascentes) sedimento e lama, que mudam a condição natural deles, ou seja, aumenta o nível de turbidez, o que deixa a água barrenta. Nessa situação, o sistema de captação precisa ser paralisado.
Para manter os padrões da água potável, o sistema de capacitação só volta a funcionar horas depois da chuva, quando os mananciais voltam à sua tonalidade normal. Por essa razão a água pode faltar em alguns momentos, pois, como não houve a captação, não há a distribuição de água.
A companhia explicou que a dificuldade para captação de água nos mananciais pode deixar sem abastecimento, principalmente, as seguintes cidades:
Em alguns casos, segundo a Casal, a água pode ser distribuída amarelada, mas que mesmo com a cor diferente, a qualidade da água se mantém nos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.
A Casal diz que reforçou o monitoramento dos mananciais para averiguar o melhor momento para captar a água e explicou que o sistema de captação pode atuar parcialmente, para evitar a paralisação total do serviço.
Em funcionamento parcial, o volume de água que entra no sistema é menor, possibilitando um melhor tratamento, mas provocando redução na entrega ao consumidor.
A Casal ressaltou que a situação das chuvas é considerada crítica no estado e se empenha para superar as dificuldades e retomar o abastecimento normal o mais breve possível.