Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Barões da Pisadinha, Zé Vaqueiro e MC Don Juan são os artistas mais ouvidos do ranking semanal mais recente do YouTube no Brasil. A liderança dos dois artistas de forró e o MC de funk quebrou uma sequência de três anos: desde a criação do ranking, em 2018, não existiu um “top 3” sem sertanejos.
O pódio inédito acompanha a ascensão nacional da pisadinha, o forró de produções simples no teclado. Os Barões da Pisadinha são líderes do ranking semanal desde o final de 2020. O 2º lugar, Zé Vaqueiro, está em alta com forrós românticos e puxados para a eletrônica, feitos pelo DJ Ivis.
A alta geral do forró no streaming já é notada desde o ano passado também em outras plataformas, como o Spotify.
O terceiro lugar, Don Juan, é um dos principais ídolos do funk de São Paulo há alguns anos, e atualmente se destaca em parcerias um pouco mais “light” como “Liberdade”, mistura de funk e eletrônica dos DJs Alok e GBR, e a nova “Bipolar”, com os MCs Pedrinho e Davi.
O ranking mais recente é relativo ao período entre os dias 30 de abril e 6 de maio no YouTube no Brasil.
No sertanejo, há muitos relatos e reclamações do impacto com a interrupção dos shows por causa da pandemia. O estilo reina e movimenta muito dinheiro no Brasil em grandes eventos, que são uma peça importante deste mercado. O fenômeno das lives sertanejas não compensou a perda de arrecadação.
O YouTube Charts foi criado em maio de 2018 e virou um dos termômetros do mercado de streaming, cada vez mais importante para a indústria musical. Desde então, no Brasil, a força dos sertanejos era evidente. Sempre havia ao menos um (e muitas vezes três) sertanejos entre os três mais tocados.
Marília Mendonça, Gusttavo Lima, Zé Neto & Cristiano e Henrique & Juliano lideraram quase todas as semanas do ranking até o final de 2020, quando os Barões da Pisadinha chegaram ao primeiro lugar.
O maior fenômeno sertanejo recente nas paradas foi “Batom de Cereja”, de Israel e Rodolffo, que tem ritmo de pisadinha e se beneficiou da vitrine nacional do BBB. A dupla chegou a ocupar o top 3, mas caiu nas últimas duas semanas.